A Câmara de Vereadores de Três Lagoas está com um novo projeto em andamento: o Parlamento Jovem. Através da lei municipal nº4.271, sancionada em 09 de abril de 2025, a proposta visa se aproximar dos estudantes do 9ª ano e do ensino médio, da rede pública e particular, com idade entre 13 e 18 anos, que serão apadrinhados por um vereador por um período de nove meses.
São objetivos do Parlamento Jovem:
I – Incentivar a participação de professores, funcionários escolares e pais na implementação e no aprimoramento do programa; II – Disseminar informações sobre projetos, leis e atividades da Câmara Municipal de Três Lagoas nas escolas; III – Aproximar os alunos dos vereadores, possibilitando o conhecimento das propostas legislativas voltadas à comunidade; IV – Estimular a reflexão e o debate sobre problemas municipais que impactam a população; V – Proporcionar o contato dos alunos com servidores da Câmara Municipal para compreensão do papel do funcionalismo público no Poder Legislativo; VI – Promover o exercício do voto e da representação democrática entre os alunos; VII – Permitir a vivência prática das atividades parlamentares, acompanhando o trabalho dos vereadores; VIII – Conscientizar os estudantes sobre a importância da participação popular no processo legislativo;
Servidoras da Escola do Legislativo já estão indo nas escolas para divulgar o programa, conversando com diretores. Haverá uma campanha nas redes sociais da Câmara para informar sobre a eleição dos jovens vereadores, prevista para o dia 22 de abril de 2025.
O presidente da Câmara, vereador Tonhão (juntamente com as servidoras), também já apresentou a proposta numa reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com diretores de escola.
Etapas
Cada escola deverá realizar a divulgação do projeto para os estudantes, incentivar a candidatura dos interessados e realizar a eleição no mês de abril.
O processo democrático acontecerá dentro de cada escola e serão eleitos os 15 estudantes e 15 suplentes mais votados proporcionalmente à quantidade de alunos das unidades escolares.
O resultado das eleições deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores até a data 12/05, juntamente com a autorização do responsável pelo menor de idade eleito.
Uma vez por mês, haverá sessão do Parlamento Jovem, na qual os eleitos apresentarão indicações de melhorias para a cidade ou projetos de lei. No ano de 2025, o mandato será do mês de maio à dezembro.