27 de dezembro de 2024 00:02

Empreendedores têm até janeiro de 2025 para regularizar dívidas e evitar exclusão do Simples Nacional

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para regularizar as dívidas com a Receita Federal e evitar a exclusão do Simples Nacional.

Inicialmente, o prazo encerraria no dia 31 de dezembro de 2024, mas foi estendido, dando mais tempo para que os empreendedores ajustem suas pendências fiscais. Para continuar no regime, é fundamental que as empresas estejam em dia com as obrigações tributárias.

O Simples Nacional oferece vantagens como a unificação do pagamento de tributos em uma única guia, com alíquota única, que abrange tributos federais, estaduais e municipais. Essa simplificação reduz a burocracia e facilita o cumprimento das obrigações fiscais para os pequenos negócios.

O regime, criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2006 e implementado em 2007, foi desenvolvido para apoiar o crescimento de pequenos empreendimentos.

Quem não regularizar as pendências até o prazo final corre o risco de ser excluído do Simples Nacional a partir de 1º de fevereiro de 2025. A regularização pode ser feita de maneira simples no Portal do Simples Nacional ou do Portal e-CAC da Receita Federal, com o uso de uma conta do Gov.BR (nível prata ou ouro) ou certificado digital.

Atendimento ao empreendedor – Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae oferece atendimento presencial em diversas unidades espalhadas pelo estado, em Campo Grande, Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas. Além disso, a instituição possui parcerias com Associações Comerciais e Salas do Empreendedor de diversos municípios. Para consultar os horários e endereços de atendimento, os interessados podem acessar o site do Sebrae/MS, aqui.
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print