Pela primeira vez, Três Lagoas recebe o encontro da imprensa SebraeJor. Crédito: Sebrae/MS
Nesta quinta-feira (31), o Sebrae/MS promoveu pela primeira vez o SebraeJor em Três Lagoas, com o tema “Inspiração em pauta: notícias que fazem história”. Voltado aos profissionais da imprensa e estudantes de comunicação, o evento teve como objetivo fortalecer o relacionamento entre os jornalistas locais. Além de Três Lagoas, Dourados e Campo Grande receberam a iniciativa neste ano.
O evento teve o apoio do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sindha MS) e abordou a evolução e a transformação do mercado da comunicação no Brasil. O palestrante, o repórter Chico Felitti, compartilhou sua trajetória e experiências inovadoras na produção de conteúdos em diferentes veículos e plataformas.
Na avaliação da gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, os profissionais de imprensa são ‘parceiros de trabalho’ do Sebrae. “O SebraeJor trouxe a oportunidade de valorizarmos os jornalistas que, assim como os empreendedores, constroem histórias e fortalecem a sociedade. Nós contamos com vocês o tempo inteiro, por nos ajudarem na divulgação de nossas ações. Sendo assim, nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo também na imprensa”, destacou.
Chico Felitti conduziu sua palestra abordando o tema “As novas narrativas do jornalismo: adaptabilidade e autenticidade”. Durante a apresentação, Felitti ressaltou a importância de inovar e se adaptar às mudanças do mercado.
“O jornalismo está em constante evolução e temos que nos manter atentos às transformações. Para isso é preciso estarmos dispostos a explorar novas formas de contar histórias que impactem e conectem as pessoas. Nossa área mudou muito nos últimos anos e a tendência é que essa mudança continue cada vez mais forte. É preciso se adaptar, mas a boa notícia é que existem caminhos possíveis, até mesmo de forma independente”, afirmou o palestrante.
O SebraeJor em Três Lagoas também representou um importante ponto de encontro, proporcionando uma noite rica em aprendizado e valiosas trocas de experiências. A presença de estudantes e professores da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas) possibilitou um intercâmbio entre os atuais e futuros profissionais da comunicação.
“Foi uma experiência única que nos permitiu refletir sobre o Jornalismo e seu impacto na sociedade. Saímos daqui com a motivação de criarmos conteúdos que realmente façam história. O Chico Felitti explicou isso de forma bastante didática, quando abordou a questão das narrativas. Nossos estudantes adoraram os exemplos que ele trouxe”, explicou Rafael Furlan, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade da AEMS.
A satisfação também foi unânime entre os profissionais da imprensa presentes. “Conhecer de perto o Chico Felitti será inesquecível para mim! Eu acompanho o trabalho dele desde o início e adoro a forma como ele apresenta seus podcasts. Já ouvi todos e estou ansiosa pelo próximo. Saio daqui maravilhada com o que vi, ouvi e aprendi, de um profissional gabaritado e completo”, opinou a jornalista Daniele Galli.
Para a jornalista Kelly Martins, coordenadora de Jornalismo do Grupo RCN, a escolha do convidado para o SebraeJor este ano foi assertiva. “A palestra dele nos abriu horizontes. O sucesso do Chico é muito merecido. Ele provou que sabe superar adversidades quando precisou de reinventar inúmeras vezes na profissão até alcançar o sucesso”, avalia.
Representando o Grupo Agitta de Comunicações, a radialista Anielle Cristina, disse que é preciso ressaltar a iniciativa do Sebrae em promover eventos voltados aos profissionais da imprensa. “São eventos raros, então quando acontecem, temos que comemorar e agradecer. Parabéns ao Sebrae por abrir esse espaço de crescimento e valorização aos profissionais da nossa área. Até o contato do Chico eu consegui pegar e espero trocar muitas ideias com ele a partir de agora. Amei estar aqui esta noite”, comemora.
Sobre Chico Felitti
Chico Felitti é um repórter premiado e autor dos livros “Elke: Mulher Maravilha”, “A Casa”, “Rainhas da Noite”, finalista do prêmio Jabuti 2023, e “Ricardo & Vânia”, finalista do prêmio Jabuti 2020.
Além disso, apresentou o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, o mais ouvido da história do Brasil, e dirigiu o programa “Angélica: 50 & Tantos”, destaque no Globoplay em 2023.
Outras informações sobre outros eventos promovidos pelo Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br