24 de novembro de 2024 21:51

Quem é o aliado do PCC e integrante de máfia sérvia solto em Brasília

Zarko Pilipovic se destaca como figura central no tráfico internacional de drogas, especialmente de cocaína

Zarko Pilipovic

Na manhã desta terça-feira (22/10), Zarko Pilipovic (foto em destaque), traficante sérvio associado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), saiu da Penitenciária Federal de Brasília (DF) após a emissão de um alvará de soltura pela 6ª Vara Federal de Santos (SP). A decisão foi tomada na última sexta-feira (18/10), em um horário incomum: às 21h25.

Zarko se destaca como uma figura central no tráfico internacional de drogas, especialmente da cocaína que abastece mercados na Europa.

Capturado em abril deste ano na Bolívia e extraditado para o Brasil, ele foi preso em San Rafael de Velasco, área reconhecida como ponto estratégico para o tráfico. Na ocasião, ele chegou a tentar usar o nome falso de Leonardo Barsad da Rocha.

Associado ao “Clã dos Bálcãs”, organização criminosa sérvia, Pilipovic atua como um elo crucial entre essa máfia e o PCC. As investigações demonstraram que grandes remessas de cocaína, frequentemente enviadas a partir do Porto de Santos, são organizadas por redes que conectam o Brasil à Europa.

Em 2015, Zarko foi flagrado com 172 kg de cocaína em um bote, enquanto se preparava para enviá-la em um navio.

Coincidentemente, no mesmo dia em que Zarko Pilipovic foi solto, a Receita Federal do Brasil anunciou a maior apreensão de cocaína deste ano, até o momento, no Porto de Santos: 1,2 tonelada da droga foi localizada, escondida em uma carga de sucata metálica destinada à Espanha. O local é um dos principais pontos de escoamento usado pelo PCC para despachar essa droga à Europa e à África, onde o entorpecente rende bilhões para a facção.

Em reportagem especial, os jornalistas Mirelle Pinheiro e Carlos Carone revelaram as sofisticadas técnicas empregadas pelas facções criminosas no tráfico de cocaína via rotas marítimas.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print