Entre os dias 26 e 30 de agosto, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul vai participar da mobilização nacional de identificação de pessoas desaparecidas, com coleta de DNA de familiares.
Como no dia 26 é feriado em Campo Grande (aniversário da cidade), a campanha será lançada oficialmente no Estado no dia 27/08, às 8 horas, na DHPP (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio e de Proteção à Pessoa).
Durante o período da campanha, a Coordenadoria-Geral de Perícia irá colher material genético nas 15 sedes de regional. Fora do período da campanha, as coletas terão continuidade no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forense) a qualquer tempo.
A coleta será feita em parentes de primeiro grau da pessoa desaparecida. Se possível, é recomendado que ao menos dois familiares façam a coleta. A ordem de preferência é: genitores da pessoa desaparecida (mãe e/ou pai biológicos); filhos(as) biológicos(as) da pessoa desaparecida e e o outro genitor desses filhos(as) e irmãos biológicos da pessoa desaparecida (filhos do mesmo pai e da mesma mãe).
Na hora da coleta, a pessoa irá assinar um Termo de Consentimento para a realização da doação. É preciso levar um documento de identificação junto com as informações do Boletim de Ocorrência do desaparecimento (número, estado de registro e delegacia). Se possível, deve-se apresentar cópia do Boletim de Ocorrência.
Além disso, os familiares podem levar objetos que possam ter material genético da pessoa desaparecida (objeto de uso único e pessoal do desaparecido), como, por exemplo: amostra de cordão umbilical; dente que se tenha guardado ou escova de dente.
A coleta pode ser feita a partir de células da mucosa oral por meio de um suabe (cotonete) que é passado no interior da bochecha. Também pode ser realizada a partir da coleta de uma gota de sangue do dedo da mão. Não é preciso estar em jejum.
A amostra vai para um laboratório de genética do órgão de perícia oficial para extração de DNA e será inserido no banco de DNA local e no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Os bancos de DNA são administrados por peritos oficiais.
Nos bancos são cadastrados continuamente DNA de pessoas de identidade desconhecida, vivas e mortas, e DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Quando há coleta de amostras para exame de DNA dos familiares da pessoa desaparecida elas são processadas nos laboratórios de genética forense e os DNAs obtidos são então inseridos nos bancos locais e nacional de DNA.
Estes perfis são comparados continuamente com DNA de pessoas de identidade desconhecida, vivas ou mortas, visando sua identificação. Caso seja identificado um vínculo genético e confirmada a identificação, os peritos vão fazer um laudo, notificar o Delegado de Polícia responsável pela investigação e a instituição que forneceu o material genético da pessoa desaparecida (hospital, abrigo, IML, etc.). A família será informada da identificação pelo órgão competente.
A coleta em Três Lagoas ocorre no Núcleo Regional de Medicina Legal, na Rua Mario Cesar Mancini, 1192, bairro Jardim Paranapungá. Maiores informações: Telefone: (67) 3532-7975.