8 de novembro de 2024 08:53

Piloto que faria a mesma rota que o da queda da Voepass, em mesmo modelo de avião, faz forte discurso antes de decolar; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução.

No dia seguinte ao trágico acidente envolvendo um avião da Voepass, um piloto da empresa manifestou-se, pedindo respeito e defendendo a segurança do modelo ATR-72. O incidente, ocorrido na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, SP, resultou na morte de 62 passageiros e tripulantes. O piloto comentou neste sábado (10) antes do voo no mesmo modelo de aeronave decolar do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para Cascavel, PR.

“Todos sabem do acidente que aconteceu ontem com nossos amigos aqui na base de São Paulo. Gostaria de dizer que foi uma fatalidade”, iniciou o piloto ao falar com os passageiros. “Danilo Santos Romano, o comandante, era meu amigo pessoal. Todo mundo a bordo eu conhecia há muito tempo”, acrescentou. A decolagem, inicialmente prevista para as 10 horas, ocorreu com uma hora de atraso devido à espera por outra aeronave ATR-72, que veio de São José do Rio Preto.

ATR-72 é seguro?

O piloto fez três pedidos aos passageiros, começando com a defesa da segurança do modelo ATR-72. “Toda vez que ouvirem algo sobre o ATR, informem que é um avião ultrasseguro. Existem mais de 2.000 unidades voando pelo mundo, inclusive em condições de gelo na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou. Apesar disso, ele reconheceu a suscetibilidade do modelo ao gelo, uma das hipóteses consideradas para o acidente.

O segundo pedido do piloto foi pelo respeito à Voepass e aos profissionais envolvidos. “Solicitem respeito quando ouvirem alguém falando sobre o acidente ou sobre a companhia. Todos nós temos famílias, filhos. Essa tragédia nos afeta profundamente. Estamos aqui com todo o nosso coração e profissionalismo”, disse ele, com um tom emotivo.

Pedido de oração pelas vítimas

Em seu terceiro pedido, o piloto solicitou orações para os 62 mortos. “Tenho certeza de que a intenção da companhia era que todos chegassem bem a São Paulo”, declarou, visivelmente abalado. Ele destacou que a aeronave, fabricada em 2010, estava com todos os certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos, conforme informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Investigações e Hipóteses

A Voepass afirmou que ainda não possui informações conclusivas sobre as causas do acidente. Além da hipótese do gelo, um especialista sugeriu a possibilidade de falha na posição das hélices da aeronave. A caixa-preta foi recuperada e está sob análise do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira.

Detalhes da Queda

De acordo com o site Flight Aware, que monitora voos em tempo real, o avião perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto a partir das 13h21. A previsão era que a aeronave, que decolou às 11h50, chegasse às 13h40. A lista com os 62 mortos foi divulgada pela Voepass. Os corpos estão sendo identificados no Instituto Médico Legal (IML) Central da cidade de São Paulo.
  • Primeiros identificados: dois pilotos
  • Corpos sendo trasladados para o IML de São Paulo
  • Famílias das vítimas recebendo auxílio psicológico
  • Parentes das vítimas hospedados em hotéis na capital

O tenente Ramatuel Silvino, da Defesa Civil, informou que o trabalho de identificação dos corpos foi iniciado e que famílias já estão sendo atendidas. Eles ficarão acomodados no auditório do Instituto Oscar Freire, próximo ao IML.

A tragédia deixou uma marca profunda na companhia aérea e entre os profissionais da aviação, que agora apelam por respeito e compreensão durante este momento difícil. O modelo ATR-72, apesar dos incidentes, continua sendo defendido por especialistas como um avião seguro e amplamente utilizado no mundo inteiro.

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