5 de fevereiro de 2025 02:46

Saúde de Brasilândia inicia campanha Dezembro Vermelho

Nesta sexta -feira,1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e também é marcado pela campanha do Dezembro Vermelho, na qual destaca a mobilização nacional na luta contra outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A Prefeitura de Brasilândia por  meio da Secretaria Municipal de Saúde ofertará ao longo deste mês, teste rápido de ISTs gratuito em todas as unidades de Saúde.

Além disso, as redes sociais oficiais da Prefeitura também alteraram de cor em alusão à campanha.

As pessoas interessadas podem procurar qualquer unidade de Saúde, das 7h às 11h ou das 13h às 16h30 (MS) e solicitar o teste rápido. É válido lembrar que o teste é realizado de forma sigilosa.

A CAMPANHA

A campanha do dezembro vermelho tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador.  A lei foi sancionada em dezembro de 2017 e a campanha possui um conjunto de atividades com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro no dia 1º de dezembro.

O QUE É AIDS?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos. O vírus pode ser transmitido através do esperma, secreção vaginal, sangue ou pelo leite materno.

Entre os sintomas estão fraquezas, náuseas e vômitos, febre, falta de apetite, rápido emagrecimento, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares. Para evitar o vírus é necessário:

– Utilizar camisinha durante a relação sexual;

– Exigir material descartável ou esterilizado em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de exames, barbearias, serviços de manicure e estúdios de piercing e tatuagem;

– Não compartilhar objetos cortantes como agulhas, lâminas e seringas;

– Utilizar luvas ao manipular feridas e líquidos contaminados;

– Grávidas: fazer teste HIV no pré-natal e, caso o resultado dê positivo, o médico orientará o procedimento para que a gravidez seja segura para o bebê.

Fonte:Com informações do Ministério da Saúde
Autor:Assessoria de Imprensa
Local:Brasilândia (MS)

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print