20 de abril de 2025 13:20

Se embaixadora da Espanha ignorar Moraes, nada irá ocorrer: ela tem imunidade total

Embaixadora Mar Fernández-Palacios (Foto: Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha)

Cláudio Humberto –

Ainda que cometa crime grave, o que não é o caso, embaixador não pode ser processado ou julgado pelo Estado onde atua. Por isso, se quiser, a embaixadora da Espanha em Brasília, Mar Fernández-Palacios, pode ignorar a intimação do ministro do STF Alexandre de Moraes para explicar “em cinco dias” a decisão soberana da justiça do seu pais, que negou extradição do jornalista exilado Oswaldo Eustáquio. O corpo diplomático é protegido pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961.

Nada poderá fazer

Essa Convenção, da qual o Brasil é signatário, dá “imunidade absoluta” a embaixadores. Moraes nada pode fazer contra Mar Fernández-Palacios.

Nem cometendo crime

Ainda que cometa crime grave, embaixador não pode ser processado ou julgado pelo Estado onde atua, conforme os termos da “imunidade absoluta”.

Não pode intimar

Países signatários como o Brasil não podem citar, intimar, processar ou prender diplomata estrangeiro, exceto se o país que ele ou ela represente renunciar à própria imunidade.

Não pode interpelar

O chamado “Estado receptor”, de acordo com a Convenção de Viena, não pode nem mesmo interpelar judicialmente embaixador estrangeiro.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print