15 de abril de 2025 00:51

SEJUVEL promoveu a oficina “Proteger Quem Nos Protege” com foco no bem-estar de profissionais que atuam com a juventude

Com o objetivo de promover acolhimento, saúde emocional e conscientização, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), realizou, no dia 10 de abril, na Câmara Municipal, a oficina “Proteger Quem Nos Protege”, voltada a servidores municipais e profissionais parceiros que atuam diretamente com os jovens do município.

O evento teve início com uma emocionante apresentação do Coral Renascer, da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que encantou o público com músicas reflexivas sobre a vida, preparando o ambiente para um momento de escuta, aprendizado e valorização da vida.

A oficina reuniu educadores, servidores e representantes de instituições como escolas estaduais e particulares. O foco da iniciativa foi o fortalecimento da saúde mental dos profissionais que acompanham e desenvolvem ações voltadas à juventude três-lagoense.

A diretora de Juventude da SEJUVEL e idealizadora do evento, Márcia Regina de Carvalho Donegatti, compartilhou a inspiração pessoal por trás da proposta:

“Um dia perguntei à minha filha que palestra ela gostaria de ver, e ela disse: ‘saúde mental e esporte, mãe, os jovens estão pedindo socorro’. Isso me tocou profundamente. Após uma reunião na SEJUVEL, conheci o Jessé, e percebi sua sensibilidade e comprometimento com a juventude. Nosso objetivo sempre foi cuidar — de vocês, jovens, e também dos professores que os acompanham.”

O secretário da SEJUVEL, Walter Dias “Hulk”, destacou a importância do acolhimento dos profissionais que cuidam da juventude: “Estamos colhendo até hoje os frutos da pandemia, e isso tem nos exigido ainda mais sensibilidade com os jovens e também com quem está ao lado deles diariamente. Quem cuida também precisa ser cuidado. O evento representa exatamente isso — acolher para transformar.”

Um dos palestrantes da noite foi o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, que convidou o público a refletir sobre o sentido da vida e os desafios da atuação profissional com juventudes.

“A vida é como uma montanha. Não é apenas difícil, mas também não é simples — é um caminho cheio de valor. Ser pai de gêmeos é como rapadura: duro, mas doce. Assim é também a missão de quem trabalha com jovens. Em tempos de excesso de informações, pensar sobre a vida se torna um ato de resistência.”

O evento contou ainda com a participação da psicóloga Fernanda Rocha, diretora executiva da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, que abordou o tema da ansiedade e apresentou estratégias práticas para lidar com ela no dia a dia. Com base nos cinco sentidos — paladar, tato, visão, audição e olfato —, Fernanda trouxe técnicas acessíveis para o autocuidado e o apoio a quem precisa de ajuda.

Representando o Conselho Municipal da Juventude, Ygor Willian Souza da Silva elogiou a sensibilidade da iniciativa:

“É muito interessante quando a prefeitura se importa com a nossa mente, com o nosso futuro e desenvolvimento — tanto psicológico quanto social. Dizem que a juventude é o futuro, mas nós somos o agora”.

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (1)

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (5)

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (8)

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (11)

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (13)

PROTEGER QUEM NOS PROTEGE (2)

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print