19 de abril de 2025 16:10

Primeiro santo da era digital será Canonizado em Campo Grande

A canonização de Carlo Acutis, marcada para o dia 27 de abril, será celebrada com uma intensa programação religiosa em Campo Grande. O evento ocorrerá na Paróquia São Sebastião, onde o milagre que levou o jovem à santidade foi reconhecido.

Ao longo de sete dias, fiéis de todas as idades, em especial os jovens, devem se reunir para homenagear o primeiro “santo da internet”, com missas, momentos de oração, adoração ao Santíssimo e outras atividades. As celebrações começam no domingo (21), com a chegada da relíquia de Carlo Acutis, uma camisa usada por ele, e a Missa de Abertura na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião.

A partir do dia seguinte, as atividades se concentram na Capela Nossa Senhora Aparecida, atualmente conhecida como Capela do Milagre, local onde ocorreu o fato extraordinário reconhecido pelo Vaticano. Foi na capela que Matheus Lins Vianna, que sofria de uma rara e grave anomalia no pâncreas, recebeu a cura milagrosa em 2013.

Durante a semana, sempre às 18h30, os fiéis participarão da “Hora da Graça” e da distribuição de pétalas, seguidas por Santa Missa às 19h. Algumas noites contarão ainda com atividades especiais, como mesa-redonda a respeito da vida do futuro santo, vigília, noite mariana e um encontro voltado à juventude.

O ponto alto da celebração será no sábado (27), quando fiéis irão acompanhar a canonização de Carlo Acutis, transmitida ao vivo do Vaticano a partir das 5h30 da manhã. O evento contará ainda com café comunitário, procissão saindo da Capela do Milagre em direção à Igreja Matriz, veneração à relíquia e uma Missa de Ação de Graças, encerrando com almoço comemorativo.

Morto em 2006, aos 15 anos, Carlo Acutis será o primeiro santo da era digital. Sua dedicação à Eucaristia, à evangelização por meio da internet e à vida de fé mesmo sendo um adolescente comum, com moletom, calça jeans e paixão por tecnologia, conquistou jovens de todo o mundo.

Para a estudante Katharina Kalache, de 19 anos, que já participou de um acampamento católico com Carlo como padroeiro, “a canonização será a confirmação da fé de muitos jovens que o têm como santo de devoção. Ele mostrou que é possível ser santo usando calça jeans, moletom e vivendo como qualquer outro adolescente”.

Gabriel Ortiz, coordenador da Comissão Jovem da Paróquia São Sebastião, também destaca a inspiração que Carlo exerce. “Ele não apenas inspira os jovens pela fé, mas também mostra que é possível viver uma vida de santidade mesmo na juventude”, conta.

Confira a programação completa em Campo Grande

21/04 – Domingo
Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião

  • 19h – Chegada da relíquia (camisa de Carlo) e Missa de Abertura

22 a 26/04 – Segunda a sexta-feira
Capela do Milagre

  • 18h30 – Hora da Graça e distribuição de pétalas
  • 19h – Santa Missa
  • 20h – Programações específicas:
    • 23/04 – Mesa-redonda sobre Carlo Acutis
    • 24/04 – Vigília com Adoração ao Santíssimo
    • 25/04 – Noite da Juventude
    • 26/04 – Noite Mariana

27/04 – Sábado (Dia da Canonização)
Capela do Milagre e Igreja Matriz

  • 5h – Café da manhã (salão da Divina Providência)
  • 5h30 – Transmissão ao vivo da canonização, direto do Vaticano
  • 8h30 – Procissão da Capela do Milagre até a Igreja Matriz
  • 9h – Veneração da relíquia de Carlo Acutis
  • 10h – Missa de Ação de Graças
  • 11h30 – Almoço de encerramento

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print