O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, deverá contabilizar mais de 100 cirurgias de catarata até o final deste mês.
A unidade, gerida pelo Instituto Acqua sob a administração da SES (Secretaria de Estado da Saúde), tem se consolidado como referência em saúde ocular na região.
Conforme dados do hospital, em dezembro de 2024 foram realizadas 49 cirurgias de catarata, seguidas de mais 40 em janeiro deste ano e 33 em fevereiro. A expectativa é que até o final deste mês de março sejam realizadas outras 40, superando a marca de 100 cirurgias no trimestre. Para abril, a previsão é de que o número de procedimentos oftalmológicos ultrapasse os 100.
A unidade conta com infraestrutura completa para atender a pacientes que necessitam de procedimentos oftalmológicos, como catarata, pterígio e vitrectomia. As triagens são feitas no ambulatório, onde são definidos os tratamentos e os encaminhamentos para as cirurgias.
Diretor-geral da unidade, Henrique Schultz destaca a importância de equilibrar tratamentos de alta complexidade com procedimentos de maior demanda, como as cirurgias de catarata. “Nossa estrutura foi desenhada e equipada para atender desde a mais complexa intervenção em neurologia, quanto ao mais simples atendimento do aparelho visual, no caso das cirurgias de catarata”, afirma o diretor.