A criança chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu ao afogamento / Redes Sociais
Bebê, de 1 ano e 11 meses, morreu afogada após cair em uma piscina de plástico no final da manhã desta quinta-feira (20), em uma ‘creche improvisada’ no bairro Núcleo Industrial, em Campo Grande.
Informações apuradas pela reportagem apontam que a criança estava brincando em um balanço, quando ela se desequilibrou e caiu na piscina.
Uma segunda criança, que estava perto, visualizou a situação e alertou uma cuidadora, que socorreu a vítima e acionou o socorro, tendo a criança sido levada para atendimento médico em uma unidade de saúde. Contudo, ela não sobreviveu ao fato e teve o óbito constatado.
Ainda conforme apuração, a creche não seria “registrada” para atuação. A vítima, inclusive, tem um irmão, de 7 anos, que também seria cuidado na creche.
A cuidadora de 47 anos da ‘creche improvisada’, que estava responsável pelo bebê foi presa e indiciada por homicídio culposo, após ser considerada negligente ao permitir que a vítima tivesse acesso à água sem supervisão.
O delegado de plantão da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Roberto Morgado, acompanhou os primeiros levantamentos e, após ouvir testemunhas e realizar perícias no local, constatou que a cuidadora atuava de forma remunerada e era responsável por várias crianças.
Segundo ele, a mulher foi negligente ao permitir que a vítima tivesse acesso à piscina sem supervisão, o que levou à prisão em flagrante.
A piscina onde ocorreu o afogamento tinha uma lâmina de água de aproximadamente 30 centímetros, o que, segundo o delegado, não reduz o risco de morte para crianças pequenas. “Ocorre que, infelizmente, afogamento de crianças em águas até mais rasas é comum, o que exige ainda mais atenção e cuidado dos responsáveis”, alertou o delegado.
Com informações: Topmidianews