29 de abril de 2025 16:19

Maioria dos brasileiros não quer Lula candidato em 2026, diz Ipec

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rejeição à candidatura do petista a um novo mandato cresceu, segundo pesquisa divulgada ontem

Redação O Antagonista

rejeição à candidatura de Lula (PT) a um novo mandato cresceu, segundo pesquisa Ipec divulgada ontem sábado, 15, pelo UOL. O levantamento aponta que 62% dos brasileiros não querem que o presidente concorra à reeleição em 2026, um aumento em relação aos 57% registrados em novembro de 2024.

A resistência à reeleição também cresceu entre eleitores que votaram em Lula em 2022.

Em novembro, 24% desses eleitores eram contrários a uma nova candidatura do petista; agora, esse percentual subiu para 32%. Já entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a rejeição ao novo mandato de Lula chega a 95%.

Os dados reforçam a tendência já apontada pelo Datafolha.

A aprovação de Lula vem caindo desde o início de 2024, mas, desta vez, a queda foi brusca, de acordo com o instituto. Em dois meses, a aprovação do petista caiu de 35% para 24%. Esse é o menor nível atingido por Lula em seus três mandatos presidenciais.

A pesquisa captou o impacto da crise do monitoramento do Pix, que eclodiu em janeiro e levou o governo a suspender a normativa da Receita Federal que previa a fiscalização de movimentações acima de 5 mil reais por mês.Outros institutos já tinham indicado o impacto da crise do Pix na popularidade de Lula, mas nenhum tinha mostrado uma queda tão brusca na aprovação do presidente.

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print