26 de fevereiro de 2025 11:44

Prefeitura e Sanesul iniciam integração de dados ao Cadastro Técnico Multifinalitário de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Sanesul deram início aos trabalhos de integração de dados da companhia de saneamento ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), uma ferramenta georreferenciada que reunirá informações sobre propriedades, infraestrutura urbana e equipamentos públicos do município. A reunião para alinhamento das ações ocorreu nesta quinta-feira, 14 de fevereiro.

O Cadastro Técnico Multifinalitário está em fase de elaboração e permitirá a espacialização de dados essenciais para o planejamento urbano e a tomada de decisões estratégicas. No sistema, estarão disponíveis informações sobre edificações, lotes vazios e dados de cidadãos, além da infraestrutura de setores como saúde, educação, assistência social, esportes e áreas de lazer.

Com a parceria, o município e a Sanesul estabeleceram os procedimentos para incluir no cadastro informações detalhadas sobre saneamento básico, como a localização das redes e ligações de água e esgoto, além do consumo dos usuários. Em contrapartida, a Sanesul também terá acesso aos dados do cadastro imobiliário, incluindo a inscrição municipal dos lotes e a área construída dos imóveis.

A integração proporcionará mais eficiência no atendimento ao cidadão, tornando os serviços mais ágeis por meio do georreferenciamento dos imóveis, com o uso de imagens aéreas e imagens 360º. Além disso, será adotada uma base única de endereçamento, permitindo a análise de informações para correlacionar, por exemplo, a incidência de determinadas doenças em regiões específicas do município e sua possível relação com o saneamento básico.

Além de aprimorar a gestão pública, o Cadastro Técnico Multifinalitário também oferecerá benefícios diretos à população. Por meio dele, os cidadãos poderão acessar plantas de quadra, cálculo da área construída de seus imóveis e a localização de serviços públicos, como escolas, unidades de saúde, CEIs, CRAS, pontos de ônibus, rotas de transporte público e iluminação pública, entre outros.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print