22 de janeiro de 2025 15:48

Riedel falará na Suíça sobre economia verde e matriz energética de MS.

Riedel em evento anterior do Lide, realizado em outubro de 2024 em Londres (Foto: Arquivo/ Assessoria Governo).

Governador viajou para Zurique com Verruck e empresários para fórum econômico

Por Maristela Brunetto – campograndenews.com.br

As ações para uma transição na matriz energética de Mato Grosso do Sul serão o tema de palestra que o governador Eduardo Riedel fará nesta quinta-feira (23) em Zurique, na Suíça, para onde viajou ontem (21) para participar do Brazil Economic Forum. O evento é organizado pelo Lide- Gupo de Líderes Empresariais e ocorre concomitante ao Fórum Econômico Mundial de 2025, que é realizado em Davos, com lideranças de vários países.

Riedel participará de um painel sobre energia junto com o governador Ibaneis Rocha (DF), Celso Fiori, diretor de soluções climáticas naturais e bioenergia da Mercuria no Brasil; o CEO da W-Energy, Wagner Carvalho e a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patricia Iglecias.

Em sua fala, o governador vai apontar os esforços do Estado para alcançar a condição de carbono neutro até 2030 e as escolhas econômicas e ambientais relacionadas a isso, com cinco eixos, relacionados ao agronegócio, energia, indústrias, gestão de resíduos e mudança no uso da terra e florestas. O Estado adotou em 2014 a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Plano Carbono Neutro é de 2021.

Segundo a assessoria do Governo, no ano de 2023 o Estado produziu 7,236 milhões de quilowatts (kW) de energia- dado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com 92% da matriz elétrica vinda de fontes renováveis. A energia solar produziu por 49,30% do total, de usinas de biomassa vieram 37,21% e de centrais hidrelétricas vieram 5,51%. Fontes não renováveis, como termelétricas a gás ou diesel, responderam por 7,98% da energia gerada.

O governador foi para a Suíça acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o presidente da Fiems, Sérgio Longen. Ele já esteve em outros fóruns empresariais internacionais para divulgar potencialidades do Estado e atrair atividades empresárias, como Londres e Nova Iorque.

O evento do Lide terá como abertura o painel “A multilateralidade econômica, o desenvolvimento e fatores sociais”, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Febraban, Isaac Sidney. A divulgação do encontro também menciona a participação de outros governadores – Ronaldo Caiado (GO), Wanderlei Barbosa (TO) e Helder Barbalho (PA)- além de executivos de bancos e instituições financeiras, membros do Judiciário e congressistas. Na pauta, estão assuntos ligados ao desenvolvimento econômico e sustentabilidade, abordando oportunidades e desafios.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print