19 de abril de 2025 15:01

Preso por contrabando, ex-comandante levava 343 celulares em carro.

Comandante preso por contrabando em Campo Grande. (Foto: Reprodução | Facebook).

Carga apreendida foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, em Campo Grande

Por Dayene Paz e Antonio Bispo .

Preso por contrabando no fim da tarde de quinta-feira (19), em Campo Grande, o ex-comandante da PM (Polícia Militar), coronel Luiz Catarino da Silva, levava 343 celulares e 74 smartwatch da marca Iphone em compartimento oculto de um veículo Hyundai Santa Fé. O flagrante aconteceu durante fiscalização na região da saída para Sidrolândia.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a equipe fiscalizava a BR-163, quando abordou o veículo, ocupado pelo ex-comandante e uma passageira. Nervoso, Catarino levantou suspeita nos policiais, que decidiram fazer vistoria no carro.

“Foi descoberto um compartimento oculto onde estavam escondidos 343 celulares e 74 smartwatch da marca Iphone. O condutor disse ter aceitado transportar as mercadorias de Dourados até Campo Grande. Ele disse também que a passageira não sabia do transporte dos ilícitos”, diz nota da PRF. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.

Procurada, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) informou que, apesar de não se tratar de crime militar, a Corregedoria-Geral da instituição acompanha a situação. “O policial está na reserva remunerada desde 2012 e a já foram adotadas as medidas e procedimentos pertinentes à apuração dos fatos, no que tange à possível transgressão disciplinar castrense”, diz em nota.

Consulta ao Portal da Transparência do Estado mostra que a última remuneração do ex-comandante foi de R$ 30.528,38. A defesa do ex-comandante disse que não irá se manifestar. O caso tramita na Justiça Federal em segredo absoluto, mas foi apurado que na sexta-feira (20) foi pedida a quebra do sigilo telefônico de Luiz.

Catarino ingressou na PM em 1982 e exerceu diversas funções importantes na corporação, entre elas foi Comandante de Batalhões de cidades do interior como Nova Andradina, Ponta Porã e Corumbá. Também esteve à frente da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Militar Rodoviária.

Ele atuou como comandante do policiamento do Interior e em 2011 tomou posse como Chefe do Estado Maior Geral da PMMS. Catarino substituiu o também coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, que assumiu o cargo de assessor militar da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

campograndenews.com.br

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print