A visita da desembargadora Jaceguara Dantas à fábrica de celulose da Suzano nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, em Ribas do Rio Pardo, marcou mais um importante capítulo na parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a empresa. A visita, que teve como objetivo dar continuidade às ações de combate à violência contra mulheres e ao abuso e exploração sexual, foi coroada com a adesão da Suzano à campanha #TodosPorElas, dentro da agenda de 21 dias de ativismo no combate à violência contra as mulheres.
Desde 2022, o TJMS e a Suzano têm um acordo de cooperação que surgiu da necessidade de unir esforços entre o poder judiciário e a empresa diante do impacto causado pela instalação da nova fábrica de celulose no município sul-mato-grossense. O crescimento vertiginoso da população local, decorrente da expansão da fábrica de bioprodutos, intensificou questões sociais sensíveis, como a violência doméstica e os abusos contra menores. O TJMS e a Suzano estabeleceram, assim, uma colaboração estratégica para atuar preventivamente contra esses problemas.
Para a desembargadora Jaceguara Dantas, a parceria tem sido fundamental ao trazer conscientização e impactar diretamente na vida da população. Ela destacou a importância da continuidade dessas parcerias e enfatizou que a prevenção à violência não é apenas uma responsabilidade pública, mas também uma missão das empresas que atuam em comunidades.
“Ter a Suzano, uma das maiores empresas do país, apoiando essa campanha é muito significativo, pois mostra a preocupação que eles têm com estes temas que impactam a sociedade como um todo e, mais do que isso, são ações concretas que realmente alcançam resultados”, destacou a magistrada.
“A violência contra a mulher é uma questão que afeta todo o mundo, e nós não podemos normalizar a violência, muito menos o feminicídio, que é a forma mais grave da violência doméstica e que retira o bem mais importante que nós temos, que é a vida”, completou a desembargadora do TJMS.
Após a cerimônia, a desembargadora falou com funcionários da empresa, trouxe detalhes do programa e instruiu cerca de 50 mulheres que estavam presentes. Posteriormente, a equipe da Coordenadoria da Mulher também promoveu mais um momento de sensibilização. Ao todo, cerca de 250 pessoas foram capacitadas no evento desta segunda-feira.
Desde 2021, a Suzano tem engajado seus colaboradores por meio de ações de sensibilização sobre a proteção e enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Aproximadamente 87.266 interações foram realizadas e 1.113 ações desenvolvidas, das quais 430 focaram na violência contra a mulher.
Adesão – O evento que marcou a assinatura do termo de adesão à campanha teve a participação de diretores da empresa, que reafirmaram seu compromisso em promover o bem-estar e a segurança de seus colaboradores e da comunidade local. Eles também ressaltaram a importância da ação na promoção da igualdade e na conscientização da população sobre um tema fundamental.
“Receber o Poder Judiciário em nossa unidade é uma satisfação enorme, o que reforça um tema muito caro para a gente, que é o enfrentamento contra a violência à mulher. A gente sabe que é um tema cotidiano que impacta a sociedade brasileira e a Suzano, como pertencente à sociedade, também é muito impactada, seja através da violência efetivamente praticada às mulheres, seja no processo de conscientização que a gente tem que fazer dos nossos colaboradores”, destacou o diretor de operações industriais da Suzano, Leonardo Pimenta.
“Internamente, a gente cita muito que é um processo de cortejamento. É uma campanha, mas é um tema que vem sendo tratado cotidianamente, através dos nossos diálogos com todo o time. Faz parte do tema central do nosso programa de agentes do bem e nós, cada vez mais, buscamos capacitar mais multiplicadores que possam impulsionar uma transformação social”, completou o diretor.
Para o diretor de operações florestais da Suzano, Rodrigo Zagonel, a adesão da empresa à campanha é mais uma oportunidade de fazer a diferença na vida da população da região e ser um agente de transformação para uma realidade com mais inclusão e diversidade.
“A gente não é perfeito, mas a gente está buscando acertar mais, principalmente em uma unidade nova, onde a gente tem a obrigação de acertar mais do que unidades que já estão consolidadas há mais tempo, que fica mais difícil você incorporar diversidade tendo que ir substituindo pessoas. Porque para a gente incorporar diversidade, a gente vai ter que substituir pessoas, vai ter que tirar homens da liderança e colocar mulheres. E uma unidade dessa dá essa oportunidade para que você mude e você tenha, de fato, a inclusão sendo praticada e transformando vidas”, exaltou.
Ações – Desde a assinatura do acordo, diversas ações educativas e de conscientização já foram realizadas com os trabalhadores da Suzano. O Tribunal de Justiça, por meio das suas Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Infância e Juventude, tem atuado ativamente, oferecendo treinamentos e multiplicando informações sobre a legislação que protege mulheres, crianças e adolescentes. A participação da empresa e seu compromisso com essas causas têm sido fundamentais para ampliar o alcance dessas ações no município.
A ação também contou com a participação de funcionários da Suzano, que conheceram melhor a campanha #TodosPorElas e participaram de uma capacitação realizada pela equipe da Coordenadoria da Mulher. A empresa, por meio do programa de responsabilidade social, tem sido um exemplo de como o setor privado pode contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br