21 de novembro de 2024 06:27

Após Janja xingar Musk, oposição propõe regras para primeiras-damas

Dois dias após Janja xingar Elon Musk no G20, vice-líder da oposição pediu que Itamaraty crie regras para atuação das primeiras-damas

Primeira-dama Janja em evento do G20

Após a prmeira-dama Janja xingar o empresário Elon Musk durante um dos eventos paralelos ao G20, no Rio de Janeiro, a oposição na Câmara quer que o Itamaraty crie regras para a atuação de figuras “simbólicas”.

Na segunda-feira (18/11), dois dias após o xingamento, o vice-líder da oposição na Casa, Evair de Melo (PP-ES), registrou uma indicação ao chanceler Mauro Vieira pedindo “protocolos claros e rigorosos” às primeiras-damas.

Donald Trump e Elon Musk

Janja direcionou um "f*ck you" a Elon Musk durante evento do G-20
Lula, Dilma Rousseff e Janja no G20 no Rio

“Malgrado a primeira-dama não exerça cargo público formal, sua posição e atuação em eventos internacionais inevitavelmente carregam peso simbólico, sendo interpretadas como reflexo das diretrizes do governo brasileiro. A conduta leviana evidenciada não apenas desrespeita o decoro esperado de um representante de nossa República, mas também expõe a inidoneidade e falhas estruturais na organização e orientação de membros simbólicos que integram eventos de alta relevância internacional”, diz o deputado.

Dentre as sugestões enviadas ao chanceler, estão, por exemplo, orientações sobre conduta e linguagem, treinamento básico às primeiras-damas sobre relações internacionais e supervisão da Secretaria de Comunicação sobre discursos.

Uma indicação é uma espécie de “sugestão” do parlamentar para que outro órgão, no caso o Ministério das Relações Exteriores, tome as providências que lhe sejam próprias sobre determinado tema.

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print