O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul alcançou em 2024 o nível de excelência no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD). Divulgado neste mês de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o resultado geral mostrou um enorme avanço: com uma pontuação total de 94,78, o TJMS subiu para a 16ª posição no ranking geral entre 92 órgãos do Poder Judiciário brasileiro. A pontuação média nacional foi de 87,42.
Com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação na atual gestão, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, o TJMS registrou um grande progresso na prestação jurisdicional durante o biênio 2023-2024 e subiu 49 posições em relação ao relatório de 2022, quando ocupava a 65ª posição no ranking nacional.
O iGovTIC-JUD é medido anualmente desde 2016 para acompanhamento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), com o objetivo de avaliar o nível de maturidade em governança, gestão e infraestrutura de TIC dos órgãos judiciais sob controle administrativo e financeiro do CNJ. O índice contribui para identificar práticas mais eficientes e aprimorar a gestão de processos e de contratos, bem como otimizar os serviços prestados à sociedade.
Conforme os dados coletados, o desempenho geral do TJMS foi classificado com o nível de maturidade “Excelência”, que representa o patamar mais elevado. Os outros níveis de grau de maturidade são: “baixo”, “satisfatório” e “aprimorado”. Em 2022 e 2023, o Tribunal de Justiça de MS havia sido classificado com o nível “aprimorado”.
Para a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS, Liriane Aparecida da Silva Nogueira, o resultado demonstra o compromisso da atual gestão em inserir a justiça sul-mato-grossense na vanguarda tecnológica do Poder Judiciário e confirma que a Secretaria de TI do TJMS está alinhada com o que há de mais moderno no Judiciário brasileiro em relação ao desenvolvimento de soluções, governança, infraestrutura tecnológica e atendimento a usuários.
“Isso só foi possível graças à dedicação e trabalho árduo dos servidores da STI e à Presidência que deu todo o apoio que precisávamos, com reestruturação das equipes e a publicação da Portaria 2.719 (de 1º de junho de 2023), em que implantamos o processo de gestão de demandas de TIC e acompanhamento mensal por meio do Comitê de Governança de TIC, o que melhorou nossas entregas de acordo com o que é importante sob a ótica da administração”, destacou a diretora.
A diretora da Secretaria de TI também ressaltou que a instituição do Plano de Transformação Digital do Poder Judiciário de MS e os progressos em Inteligência Artificial foram fatores fundamentais para o resultado alcançado, incluindo a publicação do primeiro modelo de IA do TJMS na plataforma nacional Sinapses, do CNJ.
Para chegar à pontuação final do iGovTIC-JUD, o CNJ avalia diferentes temas como: atendimento e suporte ao usuário; estruturas organizacionais e macroprocessos; gestão de pessoas; políticas e planejamento; riscos, segurança da informação e proteção de dados; sistemas de informação; infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem, além da transformação digital.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br