7 de novembro de 2024 08:52

Candidatos usam nome de Lula ou Bolsonaro em suas campanhas pelo Brasil

“Lula do Assentamento” e “Negona do Bolsonaro” são algumas das centenas de nomes de urna escolhidos por candidatos que referenciam os adversários políticos

As eleições municipais deste ano terão ao menos 237 candidatos com os nomes de “Lula” ou “Bolsonaro” nas urnas. Dentre eles estão s
“Lula da Cachaça”, “Lula do Bem”, “Querida Bolsonaro” e “Negona do Bolsonaro”.

A Justiça Eleitoral permite que os candidatos usem apelidos e nomes pelos quais são conhecidos para concorrer nas eleições. Com isso, muitos postulantes adotaram nas eleições deste ano nomes em referência ao presidente Lula e ex-presidente Bolsonaro.

Do total são 159 postulantes que levam o apelido do presidente petista e 78 que usam o sobrenome do ex-presidente.

CARGOS: Com o nome “Lula” estão inscritos 152 candidatos a vereador, quatro à prefeitura e três à vice-prefeitura.  Com nome “Bolsonaro” estão 75 candidatos a vereador, um a prefeito e outros dois para vice-prefeito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é permitido o registro do “prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido”. É estipulado que “não se estabeleça dúvida quanto à sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”, conforme a legislação eleitoral.

Apoiadores de Lula? “Lula”, porém, pode ser apelido sem relação com o presidente. Isso porque parte das candidaturas que levam “Lula” às urnas têm nomes de registro como “Luiz”, “Luciano” e “Aluízio”, por exemplo.

Mas, o nome Lula ou Bolsonaro não representa a sigla partidária, visto que, muitos que levam “Lula” no nome, 30 são filiados ao PT, mas outras dezenas são de partidos mais à direita.

E você, votaria em algum candidato ou candidata que usa o nome do seu político favorito?

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print